O Carnaval de Bezerros tem um ponto turístico quase obrigatório para quem ama a Folia de Momo e tem vontade de conhecer mais sobre a figura do Papangu. Localizado na antiga estação ferroviária da cidade, o Museu do Papangu reúne mais de 800 peças carnavalescas.
A história da figura mascarada que dá nome ao carnaval de Bezerros data de meados dos anos de 1900. De acordo com o portal Carnaval do Papangu, do governo municipal, a tradição começou de forma simples e passou por várias fases até chegar nos dias atuais.
Tudo começou quando alguns amigos tiveram a ideia de fazer uma simples brincadeira: sair às ruas da cidade com roupas arranjadas e o rosto totalmente coberto para ninguém identificar quem estava por trás da fantasia. Os “mascarados” então passavam de casa em casa pedindo angu de milho aos moradores e criando o mistério sobre a identidade dos foliões.
Com o passar do tempo, a brincadeira ganhou vida e, anualmente, os moradores passaram a encorporar e vivenciar os mascarados nas ruas. Quando eles surgiam, as crianças gritavam para seus familiares: “Lá vem os papa-angu”. Foi daí que surgiu o tradicional nome do Papangu, anfitrião do carnaval de Bezerros.